terça-feira, 26 de dezembro de 2017

PICOS DE CRESCIMENTO OU SALTOS DE DESENVOLVIMENTO





Você já ouviu alguém falar sobre os chamados saltos de desenvolvimento ou picos de crescimento em bebês???? Consultei muitas mamães veteranas e nenhuma delas sabia me dizer o que significava. Então resolvi compartilhar com vocês um pouquinho do que aprendi depois de consultar vários artigos e conversar com alguns médicos.

Por diversas vezes, percebemos uma mudança brusca de comportamento do bebê. Eles ficam mais inquietos, choram mais, aqueles dias onde nada está bom. Eles querem mamar mais (ou menos), só sossegam no colo e, têm o sono alterado também. Nós, mamães, ficamos agoniadas achando que estão doentes!!!

Se acalme, seu filhote pode estar passando por uma fase, conhecida por saltos de desenvolvimento ou picos de crescimento. Durante esses períodos, mudanças no desenvolvimento físico e mental do bebê afetam não só o seu humor, mas também o sono, a saúde...

Os saltos de desenvolvimento, que vão até os 20 meses da criança, são períodos de aquisição de novas habilidades em diversos aspectos: desenvolvimento motor, desenvolvimento do controle motor fino, linguagem, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social.

Períodos comuns dos picos de crescimento ocorrem por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses. Os picos continuando acontecendo no decorrer do crescimento da criança, incluindo a adolescência, momento em que mudanças físicas e emocionais são mais notáveis.

Sandra Faraj




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TRANSFORMAÇÃO COM BENJAMIN

Há alguns meses venho querendo registrar minha experiência com a maternidade...Passei a gravidez toda tentando arrumar um espaço para i...